sexta-feira, 21 de março de 2008

Transição

Com o término da infância dá-se inicio a uma nova fase chamada adolescência. Consequentemente temos a pré-adolescência e a adolescência, onde os jovens passam por transformações psicológicas e hormonais.
Nesta fase nós adultos costumamos dizer que nossos adolescentes estão na aborrecencia, ou seja, aquela fase que nem tudo agrada e que tudo é complicado. E que se acham sabedores de tudo e experientes sobre todos os assuntos.
Nesta fase, mudanças são muitas e os questionamentos também, até que ponto nós adultos nos fazemos ouvir ou escutar, assim também é o adolescente até que ponto se faz ouvir e escutar. Qual a maneira mais prática para educá-lo, ou melhor torná-lo um ser pensante, crítico e observador. Se ao mesmo tempo seu corpo parece um "vulcão" de inquietações entre ele mesmo e o mundo (sociedade), onde ele esta descobrindo como ser, despertando suas idéias, dúvidas,sexualidade dentre outras coisas.
Duas questões importantes são elas a sexualidade e a gravidez precoce. Onde na adolescência a questão de gênero "ser ou não ser eis a questão".
A questão da gravidez precoce se há tanta informação porque ela acontece com tanta frequencia; descaso? falta de diálogo dos pais? nível social?
O que poderemos fazer enquanto educadores para orientar nossos jovens?
Será que uma parceria escola, médicos e família não ajudaria a concientizar aos adolescentes sobres essa temática

Nenhum comentário: