sábado, 3 de maio de 2008

aprender fazendo

Esta atividade pode ser encontrada no manual do multiplicador que foi indicado no aprender explorando.

Estudo de Caso

Objetivo: permitir a discussão e a busca de soluções, de casos passíveis de serem encontrados na vida real, baseados não em meras opiniões, mas em conhecimento de fatos relevantes.
Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material: Histórias (casos) previamente selecionados. Papel e lápis.

Desenvolvimento:
O professor deverá apontar conhecimentos e informações relevantes ao estudo de casos, de modo a garantir que o grupo não se restrinja a emitir opiniões ou “achismos”. Deve selecionar um caso para discussão, garantindo que informações necessárias ao estudo do mesmo estejam disponíveis. É importante que o caso selecionado tenha uma certa complexidade, desafiando o grupo em seu processo de resolução. O professor dividirá os participantes em sub-grupos, preferencialmente não excedendo a 6 (seis) participantes. O facilitador deverá distribuir o mesmo caso para cada grupo, solicitando que os integrantes discutam as estratégias e soluções que poderiam ser úteis para enfrentar o problema.
Definir o tempo de trabalho para os pequenos grupos (15 a 20 minutos) e dizer que cada um escolha um relator que deverá registar as conclusões do grupo.
Reunir para a plenária, onde cada relator deverá apresentar os principais pontos da discussão.
A discussão, resumirá as estratégias e ações sugeridas para a resolução do caso, enfatizando aspectos como viabilidade, factibilidade, repercussões e conseqüências das propostas apontadas.
Vantagens: a técnica possibilita a reflexão e a solução de problemas, de situações passíveis de serem encontradas na vida real, com base na participação dos próprios treinandos, que levantam aspectos relevantes de acordo com formação e experiências individuais.
Limitações: O caso deve estar bem descrito para que as pessoas tenham elementos para discutir, “deliberar”. Os participantes deverão ter acesso prévio às informações e conhecimentos para o estudo do caso, prevenindo a mera manifestação de opinião ou “achismo”.

Um comentário:

Marina disse...

No aprender fazendo você deveria construir um recurso da Internet. Se você quiser seguir com essa proposta em sala de aula, uma sugestão seria você construir um caso para apresentar aos seus alunos. Tente construir um caso sobre adolescência que envolva os conceitos que você quer trabalhar com eles. Para integrar os recursos da Internet, publique o caso num blog e convide outrso adolescentes para fazerem depoimentos sobre os aspectos que você quis abordar.
Um abraço,
Marina