sábado, 3 de maio de 2008

Últimas contribuições

Como vão? Bem, estamos chegando ao fim do curso e trago minhas últimas contribuições.

Elaborei uma atividade para jovens e adultos buscando abordar os atuais padrões de beleza colocados pelos meios de comunicação e suas conseqüências na integridade física dos indivíduos, abordando a obesidade, a anorexia nervosa e a bulemia.

1ª ETAPA

Introduzirei minha aula com um episódio atual de malhação exibido pela rede Globo, onde a protagonista Domingas Gentil (que sofre de obesidade) tenta por todos os meios perder peso. O objetivo deste vídeo é levantar questões sobre os motivos pelos quais a menina quer perder peso? Por que ela não é aceita pelo rapaz que gosta? Quais conseqüências podem ser geradas pelos transtornos alimentares causadas pelas dietas forçadas ou pelos inibidores de apetite utilizados.

2ª ETAPA

Dividir a turma em três grupos onde utilizarei três artigos relacionados à Bulemia, anorexia nervosa e obesidade retirados do site da WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/ e SCIELO BRASIL http://www.scielo.br/(Excesso de peso e insatisfação corporal em adolescentes / Peculiaridades do tratamento da anorexia e da bulemia nervosa na adolescência).

O objetivo será apontar as causas, sintomas, complicações e tratamento, onde os alunos irão debater esses mesmos aspectos em uma roda aberta.

3ª ETAPA

Para finalizar utilizarei um conjunto de 45 slides intitulado FOTONOVELA A ESCOLHA, adquirido no SLIDESHARE http://www.slideshare.net/ . Retrata a vida de uma jovem que encontra na bulemia a saída para emagrecer.

Consegui um vídeo de uma ONG inglesa “Não morra por uma dieta” em www.vejaisso.com/2007/04/09/anorexia-e-bulemia-nao-morra-por-uma-dieta/, (o vídeo também está em inglês) Estou tentando traduzi-lo, porém mesmo que não consiga, as imagens são fortes e dizem mais que as palavras.

O objetivo destes recursos audiovisuais é mostrar como essa doença desenvolve-se, suas características (corpos extremamente magros e cadavéricos), suas complicações (como a morte) e que existe tratamento.

Finalizando abordarei os benefícios de uma alimentação saudável, da prática regular de atividades físicas e que não existe um padrão de beleza a ser seguido como é colocado pelos meios de comunicação, onde o importante será o respeito ao corpo e a individualidade biológica de cada um. Podemos conquistar esses benefícios com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos; com perda de peso gradual, aquisição de massa muscular em lugar de tecido adiposo, ganho de resistência muscular e aeróbica, combate a hipertensão, melhora da auto-estima, entre outros, desenvolvendo a concepção um estilo de vida saudável.

Espero que esteja bom, e que tenha alcançado os objetivos do curso!


Agradeço a atenção de todos os colegas e a professora Marina, pela paciência em relação as minhas dificuldades, pois comecei errando muito. Confesso que pensei em desistir no inicio do curso, pois não tinha muita experiência com os recursos da internet, porém fui insistindo, mexendo, aprendendo; hoje se tornou uma ferramenta importantíssima de aquisição de conteúdos e informações variadas que irão fazer a diferença para ambas as partes.

Obrigada a todos, um forte abraço, Lívia Moura.


2 comentários:

Marina disse...

Livia,
Eu que tenho que agradecer pela oportunidade de aprender com você. Gostei muito da sua proposta de aula. Mas essa resposta é relativa à atividade aprender explorando, não é mesmo?
E o recurso que você mesmo deveria construir no módulo aprender fazendo? Não quer tentar construir um bog para seua lunos reunindo todos esse materiais que você vai utilizar? Publique os links, organize um espaço para estruturar essa sua proposta. Pode ser algo legal...
Um abraço e parabéns por sua evolução,
Marina

LIVIA GODOI disse...

Acho que agora entendi a proposta, a ficha caiu um pouco tarde, mas caiu com sua ajuda. obrigada pela orientação, vou refazer meu trabalho. um abraço, Lívia.